Há 12 anos, Record “matava” Amin Khader e era desmentida ao vivo; relembre

Nesta quarta (28), a fake news da Record sobre a morte de Amin Khader completou 12 anos. O caso aconteceu em 28 de junho de 2011, ao vivo no programa “Hoje em Dia”, com Gianni Albertoni, Chris Flores, Edu Guedes e Celso Zucatelli como âncoras do programa.
Na ocasião, as notícias foram interrompidas para anunciar a suposta morte de Amin. Segundo a repórter Fabíola Reipert, o então colunista de entretenimento da atração matinal teria sofrido um mal súbito em casa e a notícia havia sido confirmada com David Brazil, um dos melhores amigos dele na época.
“Infelizmente tenho uma notícia muito triste para dar. Nosso colega aqui da rede Record, Amin Khader, faleceu nesta madrugada. Essa notícia começou a circular agora na internet, nossas equipes foram apurar, e a informação foi confirmada por familiares”, disse Zucatelli.
12 anos dessa pérola da apuração do jornalismo brasileiro: a falsa morte do Amin Khader pic.twitter.com/jUvwkMH1p4
— gus (@guss_alv) June 28, 2023
Após muito choro de Chris Flores, a emissora descobriu que a morte do colunista era uma fake news. Logo depois do “Hoje em Dia”, Amin apareceu na orla de uma praia do Rio de Janeiro no “Balanço Geral” e esclareceu que seu óbito era um boato.
“Estou vendo isso com surpresa, porque hoje eu fiz minha rotina diária”, afirmou o colunista. Ele diz que diversas pessoas passaram por ele gritando e questionando se ele havia morrido. “Ficou essa confusão toda, mas estou aqui, vivo. Não tenho noção de como esse boato começou, estava aqui no meu lazer. Estou feliz da vida”, prosseguiu.
No dia seguinte, a Record pediu desculpas pelo caso e afirmou que houve uma “falha de apuração”.
Amin Khader está vivo! pic.twitter.com/0DatmNRlSm
— Will (@willrritado) June 28, 2023