Apoie o DCM

“Há um problema da Polícia Militar com as periferias”, diz ex-comandante

Da CNN:

PM em Carapicuíba

Ex-comandante do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) da Polícia Militar (PM) de São Paulo e especialista em segurança, Diógenes Lucca disse à CNN, nesta segunda-feira (22), que a PM deve rever sua relação com as periferias. A declaração foi feita após um jovem ser sufocado durante uma abordagem em Carapicuíba, na Grande São Paulo.

“Há um problema da Polícia Militar com as periferias. É claro que tem bandido, tráfico de drogas e um monte de situações ilícitas na periferia, mas devemos pontuar claramente que a maioria esmagadora da população que mora na periferia é apenas pobre e sem condições de morar em um lugar melhor”, analisou.

E acrescentou: “Muitas vezes, o único tentáculo do estado que está presente lá é a polícia, então não podemos perder a chance de a polícia fazer uma revisão da sua ação na periferia e ser mais acolhedora e tem o respeito por parte do cidadão de bem”.

Para Lucca, falar em retreinamento de policiais, como anunciou o governador João Doria (PSDB), é “sempre louvável”, mas que é necessário mais do que uma requalificação. “É louvável, mas tem que investigar a causa e passar uma mensagem dura, punindo exemplarmente aqueles que fogem às regras da própria instituição, porque isso envergonha os bons policiais – e eles são a maioria”, defendeu.

(…)