Hacker interrompe palestra da UnB com fotos de suruba, sexos e misoginia

Uma palestra on-line sobre cinema e gênero, promovida por professoras da Universidade de Brasília (UnB), foi interrompida após um ataque hacker transmitir vídeos pornográficos e enviar mensagens com ofensas misóginas. O episódio aconteceu no dia 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+. A professora doutora Rose May, que liderava o debate, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) na última terça-feira (2).
O debate, organizado pelo grupo de pesquisa Gecoms – Gênero, Comunicação e Sociabilidade da UnB, tinha como tema “Road Movies em uma perspectiva de gênero”. Rose May relatou que a ação foi chocante não pelos vídeos, mas pela violência e despropósito em uma palestra pública. “Não tive outra alternativa senão derrubar a palestra”, lamentou. O link de participação havia sido compartilhado nas redes sociais do Gecoms para promover um espaço democrático, mas a iniciativa foi considerada “ingênua” após o ataque.
Após o ocorrido, o Gecoms publicou uma nota oficial de repúdio, destacando a preocupante realidade de ataques a eventos acadêmicos. As coordenadoras do grupo decidiram que, para evitar novas interrupções, as próximas palestras serão disponibilizadas como projetos de extensão da faculdade, exigindo inscrição e identificação prévia dos participantes. “Essas pessoas têm que aprender que em tudo na vida há uma questão de civilidade e respeito à alteridade”, reforçou Rose May.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link