Apoie o DCM

Hang e Wizard tentam comprar vacina privada direto da China

Da Coluna de Bela Megale no Globo:

Os empresários bolsonaristas Luciano Hang e Carlos Wizard. Foto: Divulgação

Um representante do movimento liderado pelos empresários Carlos Wizard e Luciano Hang, que fazem lobby para que empresas possam comprar vacinas contra a Covid-19, foi à Embaixada de China discutir a aquisição de 10 milhões de imunizantes do país asiático.

Alan Eccel, que é diretor de importação da rede varejista Havan, empresa de Luciano Hang, debateu o tema com o chinês Qu Yuhui, ministro conselheiro da Embaixada. A ideia do grupo é doar 5 milhões de doses ao SUS e usar as outras 5 milhões para vacinar seus funcionários.

Na reunião, o emissário dos empresários falou sobre a possibilidade de comprar imunizantes de outros fabricantes chineses, como Sinopharm e Cansino.

O objetivo, segundo Wizard, é evitar concorrência com o Instituto Butantan, que é parceiro do laboratório chinês Sinovac na produção da Coronavac. A Coronavac é bandeira do governador João Doria, desafeto do presidente Jair Bolsonaro.

Também participaram da reunião o deputado Evair de Melo (PP-ES) e um representante da Belcher Farmacêutica, indústria paranaense que integra a iniciativa dos empresários. Evair Melo coordena o Comitê de Crise da Covid-19 criado pela Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e Investimentos.

Hang e Wizard têm feito lobby abertamente pela flexibilização das regras de compra de vacinas por empresas.

(…)