Apoie o DCM

Haroldo Costa, pioneiro do teatro e ex-ator da Globo, morre no Rio de Janeiro

O ator, produtor e diretor Haroldo Costa. Foto: Lene DeVictor/Divulgação

Haroldo Costa, ator, diretor e comentarista de carnaval, morreu neste sábado aos 95 anos no Rio de Janeiro. Ele enfrentava problemas de saúde relacionados à idade e havia passado por internações recentes. Não foram divulgados detalhes sobre seu funeral.

Nascido no Rio, Haroldo iniciou a carreira no Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento, e dividiu palco com nomes como Ruth de Souza, Grande Otelo e Milton Gonçalves. Tornou-se o primeiro ator negro a atuar no Theatro Municipal do Rio ao protagonizar Orfeu da Conceição. Na TV, dirigiu musicais, comandou programas de auditório, comentou desfiles de escolas de samba na extinta Manchete e atuou em produções como Chiquinha Gonzaga, em 1999, e Suburbia, em 2012.

Haroldo também marcou o carnaval carioca. Jurado oficial da Liesa e do Estandarte de Ouro, ele deixou o corpo de julgadores em 1963, depois de um desfile do Salgueiro, escola da qual se tornou torcedor. Em depoimento ao Memória Globo, afirmou: “Acho o carnaval uma coisa essencial que define a gente como brasileiro”.