Heinz retira propaganda com tom racista após polêmica

A Heinz, marca mundialmente conhecida por seu ketchup, enfrentou uma onda de críticas nos últimos dias devido a dois anúncios considerados ofensivos. As campanhas, veiculadas em países europeus, foram acusadas de perpetuar estereótipos negativos sobre a população negra. Após as reações negativas, a empresa retirou os anúncios do ar e emitiu pedidos de desculpas.
Um dos anúncios, criado pela agência VML, promovia os molhos tamanho “família” da marca no Reino Unido e foi alvo de duras críticas por supostamente sugerir que pais negros são ausentes. A peça publicitária exibia uma cena de casamento, com os pais do noivo (brancos) presentes, enquanto a noiva, uma mulher negra, aparecia apenas com sua mãe.
“Acredite ou não, mulheres negras também têm pais”, escreveu o jornalista Nels Abbey, do jornal The Guardian, em seu perfil na rede social X, antigo Twitter, destacando o estereótipo. “Entendemos como esse anúncio pode ter perpetuado estereótipos negativos de forma não intencional. Oferecemos nossas mais profundas desculpas”, afirmou a empresa em defesa.
Além desse anúncio, a marca também se envolveu em polêmica com uma campanha de Halloween, que fazia referência ao personagem Coringa. A campanha “Smiles” apresentava consumidores com os lábios cobertos de ketchup, imitando o sorriso do vilão, mas foi acusada de mau gosto. As campanhas foram retiradas de circulação.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line