Apoie o DCM

Heleno diz que militar deve ter tratamento ‘exclusivo’ em reforma previdenciária

Do Valor: 

Os militares deverão ter um tratamento exclusivo diferenciado em uma eventual reforma da Previdência no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Segundo o provável ministro da Defesa, o general da reserva Augusto Heleno, alguns pontos podem ser discutidos, mas é preciso bom senso para definir o que pode ser negociado com relação à classe militar.

“Algumas coisas podem ser discutidas. Mas é uma profissão totalmente diferente, com uma série de imposições profissionais. Nós não somos funcionários públicos”, afirmou Heleno, no Rio. “Tem que haver pelo menos um bom senso de saber o que pode ser negociado e o que tem que ser mantido pelas particularidades da profissão militar.”

Segundo ele, militares não podem ser misturados às demais profissões. “São coisas que devem ser tratadas com a devida exclusividade. Porque tem muitas coisas que são exclusivas dos militares.”

Heleno citou como exemplo que os militares não têm fundo de garantia. “Muitas vezes não tira férias. Passa uma semana na selva. Passa um mês na selva. Se tiver que passar três meses [na selva], vai passar. Não ganha nada por isso.”