Apoie o DCM

Hélio De La Peña diz que teste do sofá na Globo era “institucionalizado”, “uma libertinagem”

Humorista fez sucesso na década de 90 na Globo com o programa “Caceta e Planeta”. Reprodução

O ex-humorista Helio de La Peña confirmou, durante entrevista ao  podcast “Inteligência Ltda” que os testes do sofá eram habituais na Globo e a prática era corriqueira entre os diretores e atrizes que estavam começando na emissora.

La Peña detalhou que  alguns diretores e produtores da emissora assediavam sexualmente algumas mulheres que tinham o interesse em fazer figuração nas produções como parte do processo de aceitação na empresa.

Apesar de nunca ter presenciado, o ex- “Caceta e Planeta” afirma que “ouviu falar” sobre esses episódios que, segundo ele, eram “rotineiros”.

“Tinha uma coisa assim que era o tal do ‘teste do sofá’. Pra menina fazer uma figuração, os diretores e os produtores assediavam. Eu não via, mas ouvia falar. Era corriqueiro”, disse, La Peña.

“Porr*, tinha produtor que tinha contato com cafetina e botava as meninas como figuração. Tinha uma coisa de uma libertinagem, de um abuso, um assédio. Quem não cedesse, de fato, não ia pra frente e não subia [na carreira]. Enfim, era uma coisa realmente institucionalizada”.

Com informações de Meia Hora