Herdeira do trono espanhol, princesa Leonor completa 18 anos e poderá suceder o pai

Filha do rei Felipe VI, a princesa Leonor de Borbón completou 18 anos nesta terça (31) e poderá assumir legalmente como chefe de Estado da Espanha. Ela prestou um juramento de fidelidade à Constituição e de lealdade ao pai hoje, em ato solene diante da Corte do país.
“Juro cumprir fielmente os meus deveres, manter e fazer cumprir a Constituição e as leis, respeitar os direitos dos cidadãos e das comunidades autônomas e ser fiel ao rei”, afirmou durante o ato. Com isso, ela poderá dar prosseguimento à dinastia da família e assumir a qualquer momento, em caso de morte, abdicação ou incapacidade de seu pai.
Seu avô, Juan Carlos I, fez o juramento em 1969, quando foi designado sucessor do ex-ditador Francisco Franco. O pai de Leonor, Felipe VI, passou pelo mesmo processo em 1986.
Leonor é fluente em francês, inglês, espanhol e catalão, além de estar aprendendo galego e basco. Ela concluiu o ensino fundamental em colégio particular em Madri e o ensino médio, no internato UWC Atlantic College, no País de Gales, Reino Unido.
Atualmente, a princesa participa de treinamento militar na academia do Exército e passará pela Aeronáutica e pela Marinha, seguindo os passos de Felipe VI.