Apoie o DCM

“Herói” turco é investigado por gesto de extrema-direita em comemorações

Merih Demiral, zagueiro da Turquia, fez gestos associados à extrema-direita. Foto: Ronny Hartmann/AFP

A Turquia conquistou vaga nas quartas de final da Eurocopa após vencer a Áustria por 2 a 1, mas o zagueiro Merih Demiral, autor dos dois gols da partida, está sob investigação da UEFA por um gesto considerado um símbolo da extrema-direita no país que fica entre a Europa e a Ásia.

Durante a comemoração de seus gols, Demiral ergueu os braços e formou com as mãos uma espécie de “cabeça de lobo”. Segundo a imprensa turca, o gesto é associado ao grupo ultranacionalista e neofascista “Lobos Cinzentos”, também conhecido como “Ulkucu”.

O Ulkucu é uma organização terrorista turca com cerca de 12 mil membros apenas na Alemanha, de acordo com o Serviço Federal de Proteção da Constituição do país. Sua ideologia se baseia no nacionalismo turco, antissemitismo e racismo, com o objetivo de criar um império pan-turco.

O gesto de Demiral foi condenado por autoridades alemãs, como a ministra do Interior, Nancy Faeser, que o classificou como “inaceitável” e cobrou punição da UEFA. A entidade europeia já abriu investigação sobre o caso.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link