Holanda: boca de urna aponta vitória da extrema-direita nas eleições legislativas

O partido de extrema direita e anti-islâmico liderado por Geert Wilders venceu as eleições legislativas desta quarta-feira (22) na Holanda, de acordo com pesquisas de boca de urna. Os resultados indicam que o Partido pela Liberdade (PVV) obteve 35 cadeiras no Parlamento, segundo o levantamento da Ipsos.
“Os holandeses esperam que o povo possa recuperar seu país e que possamos garantir que o tsunami de solicitantes de asilo e imigração se reduza”, declarou Wilders a seus entusiastas e simpatizantes em Haia.
Se a vitória de Wilders for confirmada, representará uma mudança brusca para a direita, uma vez que o PVV prometeu um referendo sobre a permanência dos Países Baixos na União Europeia. “Talvez não sejam o que buscam outros partidos na Europa e em outros países, mas enfim, assim é a democracia”, disse o político após depositar seu voto.
Apesar da aparente vitória, permanece incerto se Wilders conseguirá reunir o apoio necessário para formar uma coalizão ampla o suficiente para viabilizar um governo. Os líderes dos outros três principais partidos já declararam que não participaram de uma coalizão liderada pelo PVV.