Apoie o DCM

Hollywood também desconfia que houve golpe parlamentar no Brasil, diz ex-ministro sobre filme indicado ao Oscar

Nelson Barbosa. Foto: Reprodução/Twitter

Da Coluna do ex-ministro de Dilma, Nelson Barbosa, na Folha de S.Paulo.

O documentário “Democracia em Vertigem” foi indicado ao Oscar de melhor documentário. O filme é realmente muito bom, misturando o que aconteceu no Brasil em 2015-16 com a interpretação e a vida da diretora.

Para quem não assistiu, sugiro ver logo na Netflix, antes que um juiz obscurantista decida suspender a exibição. E mesmo quem odeia o PT deveria assistir, para poder criticar o longa de Petra Costa com mais fundamento.

(…)

A indicação para o Oscar já é uma grande vitória para o cinema brasileiro, mas mesmo assim houve quem torcesse o nariz para Hollywood. Como diz aquele ditado popular: a inveja é uma … deixa para lá.

O documentário de Petra Costa apenas corrobora o que todos no mundo já desconfiavam, houve golpe parlamentar no Brasil em 2016 (com impeachment sem crime de responsabilidade) e continuação em 2018 (com a prisão de Lula por ato indeterminado de ofício).

Pausa para os negacionistas de plantão: dizer que houve golpe não significa que não houve erros por parte dos governos do PT. Houve vários erros, econômicos e políticos, e também houve muitos acertos. Por maiores que os erros tenham sido, eles não justificam inventar crime fiscal, que nunca havia sido caracterizado como crime até então, para derrubar o governo por motivos políticos. Até Temer reconheceu isso, em ato falho.

(…)