Apoie o DCM

Homem com esquizofrenia é enforcado e morto em Igreja Universal

Giusepe Bastos de Sousa (31) tinha esquizofrenia e foi morto em unidade da Igreja Universal. Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Giusepe Bastos de Sousa (31), homem diagnosticado com esquizofrenia paranoide, após sofrer agressões dentro de uma unidade da Igreja Universal em Marechal Hermes, na Zona Norte. Ele teria tido um surto no domingo (14) e foi encontrado desacordado pela família no estacionamento do templo, imobilizado por um pastor.

Segundo a irmã Desire Bastos, Giusepe estava inconsciente quando ela chegou. “O pastor estava em cima do meu irmão com todo o peso dele, imobilizando seu pescoço. Meu irmão já não apresentava sinais de vida”, disse. O Samu foi acionado, conseguiu reanimá-lo e o levou para a UPA de Marechal Hermes, mas ele morreu na manhã de segunda (15). A declaração de óbito indicou asfixia, broncoaspiração e hematomas.

A família acusa a igreja de violência desproporcional. “Mesmo que ele tivesse quebrado um portão ou tentado agredir alguém, bastava contê-lo. Mas asfixiaram e mataram meu irmão. Foi uma covardia”, declarou Desire.

A Universal alegou que Giusepe chegou em “estado de agitação”, quebrou uma porta de vidro e agrediu um frequentador. Disse ainda que voluntários agiram para proteger os presentes, enquanto aguardavam Samu e polícia. A instituição registrou boletim de ocorrência e afirma colaborar com as investigações.