Homem com morte cerebral decretada acorda pouco antes de desligarem seus aparelhos

Um homem recuperou a consciência momentos antes de seus aparelhos serem desligados, após ter passado um ano em coma e ter sido declarado com morte cerebral. Em abril do ano passado, James Howard-Jones, de 28 anos, foi agredido com um soco em uma rua de Cheltenham, na Inglaterra, o que resultou em sérios danos cerebrais que requerem cuidados de longo prazo.
O agressor, Ben Davies, de 24 anos, foi condenado a dois anos e quatro meses de prisão após admitir em audiência que causou lesões corporais graves à vítima, embora sem intenção. No dia do incidente, Howard-Jones estava com amigos em um bar, assistindo a uma luta de boxe. Ao sair do estabelecimento, eles se depararam com Davies e seus amigos. Houve um confronto entre os grupos, que foi interrompido pelos seguranças.
Cinco minutos depois, os dois se encontraram novamente em outra rua próxima ao bar. Uma nova discussão ocorreu e, dessa vez, Davies desferiu um único soco em James, deixando-o inconsciente.
Após o incidente, James foi levado ao hospital, onde permaneceu inconsciente por um ano e passou por várias cirurgias de emergência. Os médicos, diante da falta de resposta, declararam a morte cerebral de James. No entanto, pouco antes de seus aparelhos serem desligados, ele recobrou a consciência. Embora ele tenha compreendido o que aconteceu, os médicos relatam que ele está enfrentando um quadro de “depressão severa”.