Apoie o DCM

Homem descobre câncer após sentir constantemente o cheiro de caramelo; entenda

Costa Fantis – Foto: Reprodução

Um sintoma incomum ajudou Costa Fantis, de 57 anos, morador do Reino Unido, a descobrir um câncer cerebral agressivo. O proprietário de uma peixaria começou a sentir um cheiro doce, semelhante a caramelo, de forma recorrente, sem motivo aparente. Após procurar atendimento médico, exames e biópsias confirmaram um glioblastoma IDH-wildtype em estágio 4, considerado o tipo mais grave de câncer cerebral. Desde então, ele passou a ser tratado com radioterapia e quimioterapia pelo sistema público britânico (NHS).

Segundo o filho Antonio, de 27 anos, o cheiro surgia uma vez por mês e durava apenas alguns segundos, sendo identificado pelos médicos como crises epiléticas leves. Como Costa havia sido diagnosticado com epilepsia na juventude, a família achava que a condição poderia ter voltado. “Quando ele sentia o cheiro de caramelo, falávamos para ele fazer um exame pensando em epilepsia, nada mais”, contou o filho.

Com o avanço da doença e a gravidade do quadro, a família agora busca opções de tratamento complementar na Alemanha. “Nossas vidas foram viradas de cabeça para baixo”, desabafou Antonio, que mantém a esperança de que novas terapias possam oferecer mais tempo e qualidade de vida a Costa. O glioblastoma é conhecido pela rápida progressão e taxa elevada de recorrência, exigindo tratamentos contínuos e de alta complexidade.