Homem preso com 200 kg de cocaína é solto após juiz aplicar tráfico privilegiado

Um motorista foi preso em Itu (SP) após ser flagrado com mais de 200 quilos de cocaína escondidos no carro, mas acabou liberado provisoriamente após audiência de custódia. A ocorrência foi registrada na quarta-feira (20), quando policiais encontraram 244 tijolos de pasta base de cocaína durante uma abordagem.
Apesar da grande quantidade de droga, o juiz Marcelo Nalesso Salmaso aplicou o chamado “tráfico privilegiado” e concedeu liberdade provisória ao acusado, alegando que ele era réu primário e tinha bons antecedentes. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o suspeito tentou fugir ao perceber a aproximação da polícia, mas foi alcançado e detido.
A droga estava escondida na parte traseira do veículo, que trafegava em alta velocidade pela Rodovia Castello Branco, em Sorocaba, com destino a Campos do Jordão. O caso foi registrado na delegacia de Itu, e o Ministério Público já recorreu da decisão que concedeu a soltura.
O benefício aplicado pelo magistrado se refere ao “tráfico privilegiado”, previsto na legislação como uma possibilidade de redução de pena em casos em que o acusado não tenha antecedentes criminais, não faça parte de organização criminosa e não se dedique habitualmente ao tráfico. Ainda assim, a decisão surpreendeu, já que a apreensão foi de 200 quilos de cocaína, considerada expressiva em operações policiais.