Homem preso por engano no lugar do irmão é libertado após passar um mês em presídio
Do G1

O jovem de 25 anos preso há mais de um mês no Distrito Federal, por um assalto que não cometeu, deixou a cadeia na manhã desta quinta-feira (17). Oseas Gomes Xavier de Santana estava detido por engano, no lugar do irmão dele, Manoel Gomes Xavier, de 28 anos, que informou o nome errado na hora da prisão.
A informação foi confirmada ao G1 pela defesa de Oseas. De acordo com o advogado Luiz Eduardo de Almeida, o jovem deixou o Centro de Detenção Provisória I (CPD I), no Complexo Penitenciário da Papuda, por volta das 8h. A Justiça havia decretado a soltura dele na terça-feira (15).
Oseas cumpria pena por um assalto cometido pelo irmão, Manoel, que admitiu a culpa e disse ter passado a identificação errada aos investigadores (veja mais abaixo). “Me arrependo. Se soubesse que daria isso, não teria dado o nome dele”, afirmou, em entrevista à TV Globo.
Apesar de solto, Oseas precisará cumprir medidas restritivas, porque é o nome dele que aparece como réu no caso. A Justiça também determinou que as investigações continuem para apurar o verdadeiro responsável pelo crime. (…)