Homem quase perde a língua e faz alerta sobre HPV

Anthony Perriam, de 41 anos, quase perdeu a língua após descobrir que um pequeno caroço sob a mandíbula era um câncer de cabeça e pescoço ligado ao HPV. Morador de Cardiff, no País de Gales, ele procurou atendimento médico semanas depois de notar o inchaço e recebeu o diagnóstico em março de 2023.
“Eu só tinha ouvido falar do HPV em relação ao câncer de colo do útero. Não tinha ideia de que poderia causar cânceres como este, especialmente em homens. Me considero sortudo por ainda conseguir comer e falar, mas se tivesse deixado passar mais tempo, poderia ter perdido a língua ou até mesmo morrido”, relatou.
Anthony passou por cirurgia para remover 44 gânglios linfáticos e retirar o tumor na base da língua, além de sessões de radioterapia e quimioterapia. “Me disseram que detectaram bem a tempo”, afirmou. Durante o tratamento, perdeu 22 kg e relatou dificuldades para se alimentar. “Perdi toda a saliva. Até beber era difícil, pois tudo se transformava em pó na minha boca”, prosseguiu.
Hoje, ele faz um alerta sobre a importância da detecção precoce e da vacinação: “Se você notar um caroço, mesmo que não doa, vá fazer um exame. Não se fala o suficiente sobre este tipo de câncer, especialmente entre os homens. A detecção precoce realmente salva vidas”. O HPV é transmitido principalmente por contato íntimo, e no Brasil a vacina é oferecida gratuitamente pelo SUS para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
