Apoie o DCM

O único partido brasileiro em que mulheres superam homens entre candidatos

A candidata da UP à Presidência da República, Samara Martins (no centro), participa de manifestação. Foto: Divulgação

Homens representam 65,12% dos pouco mais de 20,6 mil pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral. São 13.419 candidatos, ante 7.188 mulheres, que correspondem a 34,85% do total. Com infomrações da coluna do Lauro Jardim no O GLOBO.

A participação masculina é majoritária em 29 dos 30 partidos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A exceção é a Unidade Popular, que lançou 100 mulheres e 88 homens, proporção de 53,19% a 46,81%. Entre as candidatas da sigla está Samara Martins, à Presidência da República.

Depois da Unidade Popular, PCdoB, Cidadania, PSTU e PSOL tiveram os maiores percentuais de mulheres candidatas: 44,52%, 42,86%, 40,48% e 40,03%, respectivamente. No outro extremo, o PRTB de Pablo Marçal lançou nove candidatos e uma candidata, o equivalente a 10% de participação feminina.