Homens usam mais ofertas de emprego para negociar salário maior; entenda

Homens tendem mais que mulheres a usar oportunidades de emprego em outras empresas como moeda de troca para negociar aumentos nos empregos atuais, aponta um estudo da Fundação Rockwool de Berlim, ao qual a Reuters teve acesso, publicado no domingo (19). Os pesquisadores estimam que esse tipo de renegociação responda por cerca de metade da diferença salarial entre homens e mulheres.
Entre trabalhadores do mesmo local de trabalho e da mesma ocupação, homens ganham em média 8% a mais. O levantamento concluiu que ofertas externas elevam os salários masculinos nas empresas onde eles já trabalham, enquanto mulheres na mesma situação não obtêm ganhos comparáveis, embora tenham a mesma probabilidade de mudar de empregador.
As mulheres tendem a trocar de emprego em vez de usar oportunidades externas para pedir aumento; os homens conseguem reajustes com mais frequência sem sair da empresa. Os pesquisadores basearam a análise em funcionários que souberam de vagas por meio de pais ou irmãos empregados em outras companhias. A Diretiva de Transparência Salarial da União Europeia, em vigor desde junho, deve ampliar informações sobre diferenças salariais internas, mas os resultados indicam que transparência isolada pode não eliminar disparidades de gênero.
