Apoie o DCM

Hospitais estão em colapso e uma criança morre a cada 10 minutos em Gaza, diz OMS

Criança acompanha a mãe em Hospital na Palestina. Foto: Motaz Azaiza/UNRWA

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, emitiu um alerta durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta sexta-feira (10), declarando que o sistema de saúde em Gaza está “à beira do colapso” devido à intensificação dos conflitos no Oriente Médio. Segundo ele, uma criança morre a cada 10 minutos entre os palestinos.

A OMS relatou mais de 250 ataques ao sistema de saúde em Gaza, incluindo hospitais, clínicas e ambulâncias, e na Cisjordânia, onde o Hamas não atua. Profissionais de saúde na Faixa de Gaza enfrentam o desafio de cuidar de pelo menos 27 mil feridos, muitos com lesões graves, além de atender às necessidades básicas da população.

Adhanom ressaltou que a entrada limitada de recursos humanitários está prejudicando o funcionamento regular dos hospitais, levando algumas unidades a realizar cirurgias sem anestesia. O diretor da OMS apelou por um acesso irrestrito para alcançar os civis afetados pelos conflitos, destacando que eles não são responsáveis pela crise.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link