Apoie o DCM

Hospital abre protocolo de morte cerebral para jovem com suspeita de intoxicação por metanol

Montagem de fotos de Bruna Araújo de Souza e frasco de Metanol
Caso de Bruna Araújo de Souza é tratado como suspeito de intoxicação por metanol – Redes Sociais/Adobe Stock

A jovem Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, permanece internada em estado grave no Hospital de Clínicas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Segundo a prefeitura, a unidade de saúde abriu protocolo de morte cerebral após a paciente ter sido hospitalizada no dia 29 de setembro, entubada e transferida de uma Unidade de Pronto Atendimento. O caso é investigado como suspeita de intoxicação por metanol após ingestão de vodca com suco de pêssego. Com informações do g1.

O protocolo de morte encefálica segue critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina. Ele inclui a realização obrigatória de dois exames clínicos que atestem a ausência de percepção e o não funcionamento do tronco encefálico. Também é necessário realizar teste de apneia, para confirmar a falta de movimentos respiratórios mesmo sob estimulação máxima, além de exame complementar que comprove ausência de atividade cerebral.

A família de Bruna foi informada sobre a abertura do protocolo, que busca confirmar se houve perda completa e irreversível das funções cerebrais. Até a conclusão dos exames e procedimentos, a paciente segue sob acompanhamento médico intensivo. As autoridades locais seguem monitorando o caso e aguardam a finalização dos laudos periciais relacionados à suspeita de ingestão de bebida adulterada.