Apoie o DCM

IA de Elon Musk cria nudes falsos de Taylor Swift e gera polêmica

Criador de imagens do Grok tem opção de “modo picante”. Foto: Reprodução

O Grok, inteligência artificial desenvolvida por Elon Musk e integrada à plataforma X, recebeu uma nova ferramenta de geração de imagens e vídeos, semelhante a recursos já oferecidos por Google e OpenAI. A novidade, no entanto, gerou polêmica por incluir um chamado “modo picante”, que, segundo o site The Verge, permite a criação de nudes falsos de pessoas famosas.

Durante um teste realizado pela reportagem, o Grok gerou mais de 30 imagens a partir da descrição “Taylor Swift celebrando o Coachella com os rapazes”, algumas delas mostrando a cantora supostamente nua. A ferramenta chegou a produzir um vídeo falso em que a artista aparece tirando o vestido e dançando sem roupas, configurando um caso claro de deepfake com uso indevido de imagem.

Esse recurso está restrito aos assinantes da versão paga do Grok ou da plataforma X. De acordo com Elon Musk, mais de 34 milhões de imagens já foram geradas apenas entre os dias 4 e 5 de agosto.

Além dessa polêmica, o Grok tem sido alvo de críticas nas últimas semanas por outros episódios controversos, incluindo a geração de conteúdos com teor antissemita e elogios a Adolf Hitler. Também chamou atenção o fato de a IA consultar previamente declarações públicas de Musk antes de formular respostas, levantando questionamentos sobre viés ideológico no sistema.