Apoie o DCM

Ibama fecha por dois dias único abrigo de animais silvestres apreendidos no Rio por falta de funcionários

RI Rio de Janeiro (RJ) 23/02/2020 Centro de triagem do IBAMA de Seropédica está sem receber animais Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo Foto: Roberto Moreyra / Roberto Moreyra

Do Globo:

O único abrigo do governo federal capacitado para receber aves, répteis e mamíferos apreendidos pela polícia no Estado do Rio de Janeiro, permanecerá fechado por pelo menos dois dias. Localizado em meio a uma reserva florestal, e pertencente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Seropédica (Cetas), na Baixada Fluminense, que serve como estadia para os bichos se recuperarem de ferimentos causados pelo tráfico de animais, ficou de portas fechadas nesta terça-feira, dia 23.

E deve permanecer assim até esta quarta-feira, dia 24. O motivo é a falta de funcionários. Nesta terça-feira, os três únicos servidores do órgão foram prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal (PF) do Rio. A PF investiga a morte de cerca de 600 animais no local por falta de tratadores.

A informação foi revelada, nesta segunda-feira, pelo “RJ TV”, da TV Globo. De acordo com as denúncias recebidas pela PF, por conta do fim de um contrato de prestação de serviços, de uma empresa terceirizada, o centro de triagem está sem tratadores há aproximadamente 50 dias. Neste período, os servidores, que seriam analistas ambientais, fazem o que podem para manter o Cetas, que tem capacidade para receber 1 mil animais. Eles se revezaram para alimentar e cuidar como podem os bichos, já que o único veterinário do local estaria de férias.

(…)