IBGE: 1 em cada quatro desempregados procura emprego há 2 anos ou mais
Do Daniel Silveira e Darlan Alvarenga do G1 Rio de Janeiro e São Paulo.
Dados divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 1 em cada 4 desempregados brasileiros procura emprego há mais de 2 anos.
Dentre os 12,5 milhões de desempregados no país no 3º trimestre de 2018, 3,2 milhões procuravam trabalho há 2 anos ou mais. Este número bateu novo recorde histórico e corresponde a 25,6% do total de desempregados do país. No 2º trimestre, eram cerca de 24% do total. Em 1 ano, o número de brasileiros nessa situação aumentou em 350 mil.
Os números do IBGE mostram que aumentou também aumentou o número de brasileiros que procuram emprego há menos de um mês, ao passo que caiu o universo daqueles que buscam uma vaga a mais de 1 mês e menos de 2 anos.
No Brasil, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 11,9% no trimestre encerrado em setembro, atingindo 12,5 milhões de brasileiros.
O número de pessoas desalentadas (que desistiram de procurar emprego) ficou estável em relação ao trimestre anterior, atingindo 4,78 milhões de pessoas. Os estados com o maior número de desalentados são Bahia (794 mil pessoas) e Maranhão (523 mil).
(…)
