Apoie o DCM

Ícaro Silva dá aula sobre racismo a Aguinaldo Silva

Ícaro Silva deu uma invertida em Aguinaldo Silva por desmerecer as conquistas de uma artista negra – Foto: Reprodução

Mais um artista negro resolveu enquadrar Aguinaldo Silva por conta de comentários acusados preconceituosos. Dessa vez, Ícaro Silva deu uma aula sobre racismo ao autor de novelas.

Ele ainda classificou os personagens negros de suas tramas como medíocres. “Ignorância racista”, definiu o intérprete de capitão Ferreria, da série Coisa Mais Linda. A informação é do Notícias da TV.

“E aí, Aguinaldo Silva, beleza? Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras”, começou o ator.

“Me sinto no dever de te apresentar Jô do Espírito Santo, uma mulher preta, nordestina e periférica, que criou dois filhos na favela, sob violência constante, com um salário de faxineira. Isso por que tenho certeza que você não é capaz de falar por Joelly, nem por qualquer outra mulher preta brasileira”, continuou.

Ele fez questão de contar a trajetória de sua mãe e as dificuldades que enfrentou para dar uma vida digna aos filhos. Ícaro também exaltou a educação antirracista que ela aplicou a ele e aos irmãos.

“Graças à educação antirracista de Jô, minha referência de infância é a Biba, de Cinthya Rachel e não a Xuxa, de Maria Meneghel. Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar”, disse.

“Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história. Tampouco nosso tamanho.”

Leia também

1; Enquanto Bolsonaro ameaça apagão, conta de luz vai subir de novo; Veja quanto

2; Ives Gandra diz que áudio convocando para manifestação golpista não é dele. “Criminoso”

“Crítica” de Aguinaldo Silva

A invertida veio doi dias após Aguinaldo criticar o alvoroço em torno de Beyoncé nas redes. A artista havia se tornado a primeira mulher negra da história a usar um diamante Tiffany em uma ação publicitária. O autor ainda afirmou que a cantora norte-americana pertence à “elite branca”.

“‘Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany’: pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independentemente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?”, indagou ele em suas redes sociais na terça-feira (24).

Aguinaldo cutucou a cantora americana: “A mídia devia falar mais de problemas com o seu e menos de futilidades como o colar da milionarésima Beyoncé. Beijos, amiga”.

O veterano continuou insistindo no assunto: “Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?”.