Idosa de 105 anos sobreviveu a surto de Covid em casa de repouso

De Mariana Bonora no G1 Bauru e Marília.
Uma idosa de 105 anos está entre os moradores de uma casa de repouso que superaram um surto de Covid-19 na instituição, em Pirajuí (SP). Trinta e dois idosos atendidos no local foram diagnosticados com a doença, além de 14 funcionários.
Dos 32 assistidos contaminados, 14 receberam alta hospitalar na última sexta-feira (22), entre eles a Maximiana Alves Barreto Camargo, que é natural do estado da Bahia e vive no Hospital Lar Irmã Dulce. A superação da idosa de 105 anos, carinhosamente chamada de Dona Massu, emocionou a equipe da instituição.
No pequeno corredor que ela percorreu ao deixar a ala onde estava isolada, os funcionários fizeram questão de cantar parabéns para idosa para simbolizar um recomeço após vencer a Covid. Também sob os aplausos de funcionários e em clima de emoção, outros 13 dos 32 idosos infectados deixaram o isolamento onde ficaram por 14 dias lutando para vencer a Covid-19 (…).
“O primeiro caso positivo para nós foi um momento de desespero. Eu quase morri porque achei que todos iam morrer. Mas respirei fundo e a partir daí eu tive certeza que eles [idosos] já enfrentaram tanta coisa na vida, já receberam tantos nãos, tantas perdas, que não seria um vírus que iria impedi-los de viver”, destaca a diretora do Hospital Lar Irmã Dulce, Milena Formagio.
(…)