Apoie o DCM

Idosa ganha na Justiça direito de ser internada em UTI, mas espera há seis dias que ordem seja cumprida

ARQUIVO PESSOAL

Da Metrópoles:

O advogado de uma idosa, que espera há seis dias por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública de Saúde do Distrito Federal, pediu na Justiça, nessa sexta-feira (15/1), a prisão do secretário de Saúde, Osnei Okumoto. A ação ocorre após a pasta descumprir uma decisão judicial que determinou a imediata internação de Ivanize Venceslau da Silva, 76, vítima de acidente vascular encefálico (AVE).

Segundo a vigilante Karina Rejane da Silva, 44, filha da idosa, a aposentada sofreu o AVE no último dia 9, em casa, no Riacho Fundo II. Imediatamente, uma das filhas encaminhou Ivanize para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT), onde ela recebeu os primeiros socorros. “No domingo (10/1), os médicos assinaram a alta e fomos para casa. Mas, na segunda (11/1), voltou a passar mal e chamaram o Samu. Eles a levaram para a UPA do Recanto das Emas e ela acabou sendo entubada”, relata Karina. Desde então, a idosa necessita de UTI.

“Mas, quando cheguei lá, o nariz e a boca dela estavam com esparadrapo. Quando perguntei para o enfermeiro sobre isso, ele respondeu: ‘Colocamos essas gases porque estava saindo bichinhos da boca dela’. E como assim isso aconteceu?”, reclamou a vigilante. De acordo com a filha, Ivanize segue na enfermaria da unidade até o momento. “Minha mãe precisa de uma UTI com [suporte para] hemodiálise, porque os rins dela estão parando e ainda não conseguimos nada”, lamenta.

(…)