A idosa que mudou lei nos EUA para fazer happy hour em casa de repouso

A estadunidense Anita LeBrun, de 82 anos, ajudou a mudar uma lei em Minnesota, nos Estados Unidos, depois de descobrir que a casa de repouso onde vive não podia servir bebidas alcoólicas aos moradores por falta de licença. Avó de cinco netos e acostumada a reunir a família para o happy hour às 17h, ela aceitou virar o rosto da campanha no lar de idosos Amira Choice Champlin.
LeBrun depôs duas vezes diante da legislatura estadual e participou nesta semana de uma assinatura simbólica do projeto com o governador Tim Walz, na própria instituição. A lei, que entrou em vigor neste mês e ganhou o apelido de “Happy Hour dos Avós”, permite que casas de repouso em Minnesota sirvam bebidas alcoólicas a moradores e convidados em eventos especiais sem licença, desde que avisem o Estado com antecedência.
A mudança começou após o governo local apontar que a Amira Choice havia infringido normas ao servir champanhe em um evento em abril de 2025, depois de reformas no local. A instituição argumentou que o custo da licença e as exigências ligadas a ela eram proibitivos. “O fato de sermos mais velhos e vivermos em uma residência assistida não significa que devamos ter menos liberdade do que qualquer outra pessoa”, disse LeBrun a uma comissão do Senado estadual.
