Idoso acusa Globo de expor seu problema de saúde e pede indenização de R$ 100 mil

Foto: Reprodução
Em 2019, uma ação de combate à dengue da prefeitura da cidade de Agudos encheu 15 caminhões com móveis e entulhos da casa de João Batista Mainini, idoso de 65 anos que sofria de transtorno de acumulação. No entanto, após a cobertura da TV Tem, filiada a Globo no interior de São Paulo, sobre a limpeza da casa de Mainini, ele acabou sendo alvo de piadas e estranhamento por moradores da região.
O idoso pediu em ação na Justiça o valor de R$ 100 mil de indenização. A ação judicial contra as empresas é da 1ª Vara Judicial de Agudos, eo juiz Saulo Mega Soares e Silv do pedidoa será o responsável pela análise.
As reportagens foram ao ar entre os meses de fevereiro e março daquele ano, nos telejornais locais “Bom Dia Cidade”, “Tem Notícias” 1ª e 2ª Edição e também nos programas “Bom Dia São Paulo” e “Bom Dia Brasil”. Elas seguem disponíveis no Globoplay.
Para Marcelo Angella, advogado de Mainini, o motivo do processo é por conta da grande exposição sofrida pelo homem. “O cerne da ação está na imagem dele, que foi vinculada juntamente a esse problema de saúde. Usaram a imagem dele para expor este problema de saúde, que é algo íntimo. Ele teve a vida escancarada porque, embora seja um problema de saúde, a pessoa é tida como suja, desorganizada, com falta de higiene. Então, as pessoas aqui da cidade passaram a olhar ele dessa forma”, afirmou.
Durante a ação, o idoso chegou a discutir com os agentes de limpeza. Além disso, após o caso, Mainine acabou perdendo o acesso ao imóvel, o qual passou a morar praticamente na rua.