Apoie o DCM

Idoso de 97 anos é confundido com irmão gêmeo morto e perde aposentadoria

Walter Rodrigues de Almeida, de 97 anos. Foto: Guilherme Meira/TV Globo

Walter Rodrigues de Almeida, de 97 anos, teve sua aposentadoria suspensa pela quarta vez pelo INSS, após ser confundido com seu irmão gêmeo, Waldir, que faleceu há algum tempo. Ambos compartilhavam informações como a data de nascimento e os nomes dos pais, o que gerou a confusão e levou ao corte do benefício de Walter.

A família reclama da dificuldade em resolver o problema, que já dura meses, com Walter sem receber o benefício desde setembro do ano passado. Ele, que trabalhou por mais de 30 anos e depende da aposentadoria para se sustentar, já foi a diversas agências do INSS para tentar reverter a situação.

Na última tentativa, feita na terça (13), ele e sua família foram informados de que a solicitação para reativar o benefício ainda estava “em análise”, e que teriam que refazer o pedido, apesar de já terem entregado todos os documentos exigidos.

A família explica que o problema ocorre devido à idade avançada de Walter e ao fato de ele ter um irmão gêmeo falecido, o que gera uma “suspeita de óbito” no sistema do INSS. Eles questionam a justificativa, apontando que o controle deveria ser feito pelo CPF, e não pelos dados compartilhados entre os irmãos gêmeos.