Apoie o DCM

Barrada após passar em concurso, doutora aos 24 diz que vai “continuar lutando”

Manoella Treis – Foto: Divulgação

Manoella Treis, de 29 anos, foi aprovada em um concurso para professora de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), mas não conseguiu tomar posse. A junta médica da instituição a considerou inapta para atuar no campus de Veranópolis, na Serra Gaúcha, por uma suposta incompatibilidade entre suas necessidades de saúde e a estrutura disponível no município.

Manoella, que concorreu em vaga reservada a pessoas com deficiência, tem diagnóstico de transtorno do espectro autista, endometriose e doença inflamatória tipo 2. Ela faz tratamento contínuo com medicação injetável e afirma que sua condição não impede o exercício da docência. “Continuo lutando e aguardando a justiça. Meus advogados receberam um comunicado administrativo do IFRS afirmando que eu não estou válida para o concurso porque eu não cumpro os requisitos mínimos”, disse.

O IFRS declarou que a decisão não questionou a capacidade profissional da candidata, mas se baseou nos pareceres médicos apresentados durante a inspeção admissional. A instituição também informou que não pode nomeá-la em outro campus pelo mesmo concurso. Manoella entrou com ação na Justiça para suspender o laudo de inaptidão e garantir a nomeação ou a reserva da vaga; o TRF-4 avaliou que o caso exige produção de provas e eventual perícia judicial.