Apoie o DCM

Igreja e três prédios estão “comprometidos” após edifício desabar, diz Defesa Civil

Prédio de 26 andares em chamas desaba no centro de São Paulo – Rovena Rosa/Agência Brasil

Do UOL:

Homens da Defesa Civil de São Paulo analisaram todo o entorno do edifício Wilton Paes de Almeida, que desabou na madrugada de terça-feira (1º), e determinaram a interdição de três prédios. A análise foi feita entre a tarde de ontem e a manhã desta quarta-feira (2).

Alguns moradores foram autorizados a subir nos apartamentos para pegar seus pertences nesta quarta-feira.

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, coronel Edson Ramos de Quadros, afirmou que a igreja atingida por parte do edifício está seriamente comprometida. “Há três prédios comprometidos, além da igreja”, afirmou ao UOL.

Um dos prédios, de 17 andares, é onde estavam os bombeiros que tentavam salvar uma vítima no momento em que o edifício desabou. Os outros dois, que ficam do outro lado da calçada, foram atingidos pelas chamas.

“O prédio ao lado não demanda muito trabalho, mas se mantém interditado. Os do outro lado da rua estão com sinais de comprometimento, não graves, mas foi necessário evacuar e interditar. Ainda está sendo apurado. Não há um prognóstico definitivo”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.
O “comprometimento”, no entanto, não significa risco iminente de queda, segundo Ramos. Como houve aparentemente danos nas estruturas, é preciso avaliar o nível de dado nos edifícios. Isso será feito por engenheiros, mas ainda não há prazo preciso.

“Comprometido quer dizer risco de cair o reboco, a parte hidráulica, a parte elétrica. Do ponto de vista estrutural, não é grave. Mas é preciso tirar as partes que não estejam 100% e ajustá-las até que esteja 100%, para que a pessoa fique num ambiente seguro”, explica Paulo Helene, professor de engenharia da USP (Universidade de São Paulo).