Apoie o DCM

Igreja Renascer expulsa pastor que não quis pregar em favor de Bolsonaro

Da Vice:

A VICE recebeu nesta sexta-feira (5) um par de áudios que mostram a expulsão de um pastor da Igreja Renascer em Cristo que se recusou a pregar em favor do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL). O pastor, identificado como Danilinho Bernassi, discute com um bispo da Renascer identificado como Phillip Guimarães, que o tentava enquadrar por compartilhar imagens em sua conta do Instagram a respeito de outros candidatos, como Cabo Daciolo (Patriotas).

No primeiro áudio, Danilinho reclama de estar sendo enquadrado pela sua opinião contra Bolsonaro. “Eu sou a favor de Cristo, não a favor de política”, reclama o pastor, que pregava em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista. “O jeito que você quer é você andando do lado de lá, não do lado de cá”, ameaça o bispo. “Eu tenho a minha opinião e você tem a sua, eu não vou votar em Bolsonaro, vai com Jesus de Nazaré no seu voto”, reforça Danilinho, enquanto Phillip diz que “isso eu não vou aceitar”. (…)

Bolsonaro é de Deus

No segundo áudio, um pouco mais difícil de escutar por conta da música ao fundo, a expulsão de Danilo é oficializada. “Depois de 18 anos eu sou um número, eu sou um lixo”, desabafa o pastor. “Você vai manter seu comportamento arredio e defensivo?” diz o bispo. “Está decidido, você está desligado da Igreja Renascer”. Inconformado, Bernassi retruca, “eu vou com o povo então”, ao que o bispo responde: “Esse povo não é seu, é da Igreja Renascer”. (…)

De acordo com a Lei Eleitoral 9504/97, a propaganda eleitoral no interior das igrejas é expressamente proibida, pois os templos constituem bens de uso comum, sendo neles vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza. As multas, no caso de descumprimento, vão de R$ 2.000 a R$ 8.000. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral classifica propaganda eleitoral vinda de igrejas como “abuso do poder econômico”.  (…)