Apoie o DCM

Igreja Universal terá que devolver R$ 50 mil a ex-fiel com transtorno bipolar; entenda

Fachada de templo da Igreja Universal do Reino de Deus no Rio de Janeiro – Foto: Reprodução

A Justiça do Rio de Janeiro determinou que a Igreja Universal do Reino de Deus devolva mais de R$ 50 mil doados por uma ex-fiel com transtorno bipolar. Com informações do Globo.

De acordo com o processo, representantes da igreja convenciam a mulher a doar altas quantias afirmando que as contribuições eram “para Deus”. A decisão reconheceu que houve abuso da condição emocional da fiel.

O tribunal entendeu que a mulher foi induzida por meio de manipulação emocional, em um contexto de vulnerabilidade. A sentença destaca que a liberdade religiosa não pode se sobrepor ao dever de proteger pessoas em situação de fragilidade psíquica, especialmente quando envolvem valores expressivos doados sob forte pressão espiritual.