Economista Ilan Goldfajn vence eleições e será primeiro brasileiro a comandar BID

O economista brasileiro Ilan Goldfajn foi escolhido como novo presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos principais organismos multilaterais do mundo. A instituição existe desde 1959 e Ilan será o primeiro brasileiro a ocupar essa função.
Atualmente, o economista é diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do Fundo Monetário Internacional (FMI) e já ocupou o cargo de presidente do Banco Central do Brasil, entre 2016 e 2019.
Para ser eleito mandatário do BID, Ilan contou com o apoio do governo estadunidense, um fator fundamental dado que os Estados Unidos possuem o maior peso na votação, com cerca de 30% do total.
O economista brasileiro derrotou na votação outros quatro candidatos: Cecilia Todesca Bocco, da Argentina, Gerard Johnson, de Trinidad e Tobago, Gerardo Esquivel Hernández, do México, e Nicolás Eyzaguirre Guzmán, do Chile.
O BID é a principal instituição não privada a financiar projetos acadêmicos, sociais e de infraestrutura na América Latina e no Caribe. No ano passado, o banco emprestou mais de US$ 23 bilhões a projetos na região.