Ilhabela pode ser 1ª cidade de SP a beber água do mar; entenda

A partir de 2026, cerca de 8 mil moradores de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, poderão beber água dessalinizada do mar. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) publicou um edital convocando empresas para construir a primeira usina de dessalinização do estado. Ilhabela, composta por 19 ilhas, possui um baixo índice de abastecimento de água tratada, com apenas 69,6% da população atendida, enquanto a média estadual é de 96,6%.
A usina de dessalinização da Sabesp vai captar água do mar, dessalinizar e produzir 30 litros por segundo de água potável, aumentando em 22% a oferta atual de água tratada na cidade. O local previsto para a usina é próximo à foz do Ribeirão Água Branca, onde a água é salinizada pela invasão das marés. A tecnologia empregada será a osmose reversa, que utiliza alta pressão e membranas para reter partículas de sal, seguida de processos de ultrafiltração, tratamento mineral e cloração. A água dessalinizada será então transportada para um reservatório e distribuída para consumo.
Ilhabela, uma das principais cidades turísticas do litoral paulista, com mais de 35 mil habitantes e que recebe até 100 mil turistas na alta temporada, verá melhorias significativas no abastecimento de água com este projeto. A prefeitura informou que a usina é fruto de uma parceria com a Sabesp, buscando soluções inovadoras e sustentáveis. O projeto visa beneficiar tanto os moradores quanto os turistas.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link