Apoie o DCM

Imagens fortes: influencer que denunciava corrupção é assassinado durante live

Os homens que mataram Gabriel Sarmiento. Foto: reprodução

O influenciador digital Gabriel Jesús Sarmiento Rodríguez, de 25 anos, conhecido como @unleacks no TikTok, foi morto a tiros durante uma live na noite de domingo (22). O crime ocorreu em sua casa na cidade de El Piñonal, na Venezuela, enquanto ele gravava um vídeo. Nas imagens, é possível ouvir sua mãe gritando por socorro e o próprio Sarmiento repetindo o endereço e pedindo ajuda ao serviço de inteligência do país (Sebin).

Segundos depois, homens armados aparecem em frente à câmera, disparam duas vezes contra o jovem e interrompem a transmissão. Sarmiento, que se identificava como programador, tinha 76 mil seguidores no TikTok e usava a plataforma para denunciar casos de corrupção policial e ações de gangues como o Tren de Aragua e o Tren del Llano.

Em suas postagens, o influenciador mencionava autoridades do governo venezuelano, incluindo o ministro do Interior, Diosdado Cabello, e a governadora de Aragua, Johana Sánchez. Ele também relatava ter sofrido ameaças de presos da cadeia de La Morita, onde ficou detido por 15 dias. “Ele denunciava abusos e corrupção, mas pagou com a vida”, comentou um seguidor em redes sociais.

As investigações sobre o assassinato ainda estão em andamento, mas o caso ganhou repercussão internacional devido à brutalidade do crime transmitido ao vivo. Sarmiento já havia citado Héctor “Niño” Guerrero, líder do Tren de Aragua, em um de seus vídeos. O criminoso está foragido desde a intervenção militar na prisão de Tocorón, em 2023.