Apoie o DCM

O que precisa para o impeachment de Bolsonaro ter votos suficientes na Câmara

Bolsonaro impeachment
Bolsonaro pode sofrer impeachment – Foto: Reprodução

O impeachment contra Jair Bolsonaro não deve acontecer por enquanto. Isto porque é necessário que algum partido do Centrão se posicione a favor do processo contra o presidente. Atualmente, faltam três parlamentares para atingir os 342 votos. Porém, há preocupação que alguns deputados “traíam” as legendas.

Sendo assim, é preciso que informalmente haja uma sobra de votos, segundo a Folha de S. Paulo. Para isso ocorrer, é preciso que apenas um grande partido do Centrão abandone o chefe do Executivo. São eles: PP (41), PL (42), Republicanos (31). O Podemos (10) declarou que é contra o impeachment.

PSDB e PSD declararam que são oposição ao Bolsonaro. E vão discutir internamente a adesão ao movimento pró-impeachment. Inclusive, já estão dialogando com lideranças da esquerda. O objetivo é realizar uma ação conjunta.

Leia mais:

1 – Protestos de bolsonaristas em rodovias federais dividem caminhoneiros

2 – Caminhoneiros fazem bloqueios em rodovias federais de oito estados

3 – Arthur Lira e ministro bolsonarista tentam apagar incêndio e pedem ajuda a Gilmar Mendes

Quantos votos têm o impeachment hoje?

As legendas independentes contra o presidente somam 187 parlamentares. A oposição representa 132, o que dá 319 deputados. O PSL ainda conta com 20 membros que estão ao lado de Luciano Bivar, presidente da sigla. Há um racha no partido desde a saída de Bolsonaro. Isso representa 339.

Porém, há o entendimento que um ou outro pode “trair” o partido e se contra o impeachment na hora H. Então não basta ter mais três deputados. É preciso ter uma sobra maior para não ocorrer nenhuma surpresa. Por isso, avaliam integrantes do PT, as legendas de centro decidiram se mover na tentativa de criar uma terceira via que fuja da polarização.

Apesar de ainda não ter um número suficiente de votos para o impeachment, a esquerda está otimista. Pois a onda do processo na centro-direita cresceu. E eles acreditam que é irreversível. Ou seja, a tendência que o pedido ocorra e o número de parlamentares favoráveis seja suficiente.