Apoie o DCM

Incêndio atinge prédio do Arquivo Nacional no Rio e destrói salas

Prédio do Arquivo Nacional
Prédio do Arquivo Nacional, no Rio

O prédio do Arquivo Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com sede no Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na madrugada deste sábado (2).

O fogo começou na recepção do bloco F, no complexo de prédios da instituição, e não houve feridos. Segundo comunicado do Governo Federal, não há danos à estrutura do conjunto. O edifício foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), incluindo o acervo.

De acordo com os bombeiros, a causa do incêndio foi um curto-circuito nos computadores de uma das salas. A corporação foi chamada pois o sistema anti-incêndio do prédio não foi o suficiente.

LEIA MAIS:

1. VÍDEO: Garagem do Palácio do Planalto pega fogo
2. Repórter é intimada por morador durante cobertura de incêndio
3. Incêndio mata 19 pessoas em Nova York; entre elas, 9 crianças

Funcionários vinham alertando sobre risco de incêndio

Incêndio no Arquivo Nacional
Incêndio atinge prédio do Arquivo Nacional

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Brasil de Fato, os funcionários já vinham alertando que o prédio vinha sendo usado como depósito de materiais. Eles reiteraram que isso não é adequado.

O episódio foi descrito pelas fontes como um “incêndio grave”. O fogo destruiu algumas salas no 1º andar do prédio, mas não atingiu documentos.

O bloco F é um prédio de depósito que guarda grande parte do acervo do Arquivo Nacional. Isso inclui documentos como a Lei Áurea e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

A censura do governo Bolsonaro ao Arquivo Nacional

Funcionários da instituição recentemente denunciaram um cenário de “censura não escrita” por parte do governo. No início do ano, duas servidoras consideradas peças-chave na instituição para a gestão de documentos de repartições federais foram exoneradas.

A demissão aconteceu, segundo os trabalhadores, após uma reunião interna em que elas se mostraram preocupadas com a eliminação indiscriminada dos documentos federais sem autorização prévia.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link