Incêndio atinge prédio do Arquivo Nacional no Rio e destrói salas

O prédio do Arquivo Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, com sede no Rio de Janeiro, foi atingido por um incêndio na madrugada deste sábado (2).
O fogo começou na recepção do bloco F, no complexo de prédios da instituição, e não houve feridos. Segundo comunicado do Governo Federal, não há danos à estrutura do conjunto. O edifício foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), incluindo o acervo.
De acordo com os bombeiros, a causa do incêndio foi um curto-circuito nos computadores de uma das salas. A corporação foi chamada pois o sistema anti-incêndio do prédio não foi o suficiente.
LEIA MAIS:
1. VÍDEO: Garagem do Palácio do Planalto pega fogo
2. Repórter é intimada por morador durante cobertura de incêndio
3. Incêndio mata 19 pessoas em Nova York; entre elas, 9 crianças
Funcionários vinham alertando sobre risco de incêndio

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Brasil de Fato, os funcionários já vinham alertando que o prédio vinha sendo usado como depósito de materiais. Eles reiteraram que isso não é adequado.
O episódio foi descrito pelas fontes como um “incêndio grave”. O fogo destruiu algumas salas no 1º andar do prédio, mas não atingiu documentos.
O bloco F é um prédio de depósito que guarda grande parte do acervo do Arquivo Nacional. Isso inclui documentos como a Lei Áurea e a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
A censura do governo Bolsonaro ao Arquivo Nacional
Funcionários da instituição recentemente denunciaram um cenário de “censura não escrita” por parte do governo. No início do ano, duas servidoras consideradas peças-chave na instituição para a gestão de documentos de repartições federais foram exoneradas.
A demissão aconteceu, segundo os trabalhadores, após uma reunião interna em que elas se mostraram preocupadas com a eliminação indiscriminada dos documentos federais sem autorização prévia.
Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link