Indicado para embaixada nos EUA minimiza queimadas na Amazônia: “Não é a floresta que está pegando fogo”
Da Folha

Imagem: 1º.jul.19/Divulgação Itamaraty
Aprovado por unanimidade — 12 votos a 0 — na Comissão de Relações Exteriores do Senado nesta quinta-feira (13) para ocupar o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos, o diplomata Nestor Forster minimizou as queimadas ocorridas em 2019 na Amazônia e o aumento do número de brasileiros sem documentos ingressando em território norte-americano.
Para ser oficializado como embaixador, o nome do diplomata ainda precisa ser aprovado no plenário do Senado, o que deve acontecer na próxima semana.
(…) Respondendo a perguntas de senadores, disse que as queimadas do ano passado não foram as maiores dos registros históricos e o papel da diplomacia “não é esconder nada, distorcer nada, fazer fake news”, mas é “com serenidade, esclarecer e trazer os fatos à realidade”.
“Não é a floresta que está pegando fogo, são as bordas, áreas já desmatadas do cerrado, que fazem parte da Amazônia Legal, mas não do bioma amazônico. Quando a gente esclarece, explica as coisas, desfaz estas más impressões ou desinformações que tem nesta área”, afirmou. (…)