Indicado para ministro da Educação possui linha militar e pró-Estados Unidos

Ricardo Vélez Rodríguez. Foto: Reprodução/Google+

Da RBA

Ricardo Vélez Rodríguez foi anunciado, nessa quinta-feira (22), como o ministro da Educação para compor o governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

Indicado pelo filósofo conservador Olavo de Carvalho, Vélez se diz crítico da “ideologia marxista” e tem livros publicados contra o PT. O educador Daniel Cara explica que o futuro ministro tem apoio de militares e também é defensor do projeto Escola sem Partido. Vélez Rodríguez é professor da elite do Exército e da Universidade Federal de Juiz de Fora.

“Ele considera que a instituição (do Escola sem Partido) por meio de um projeto de lei é ruim e defende que o projeto seja uma mobilização da sociedade para combater o que eles chamam de marxismo cultural, assim como a ideologia de gênero, que são temas inventados por eles mesmos para recrutar militantes, e gerar pânico moral e ideológico nos pais de alunos e estudantes”, explica Daniel à RBA.

De acordo com seu blog, Rodríguez disse ter sido recomendado para o cargo de ministro da Educação no dia 7 de novembro.  Ele publicou um texto intitulado Um roteiro para o MEC, no qual diz que a proliferação de leis e regulamentos tornou os brasileiros “reféns de um sistema de ensino alheio às suas vidas e afinado com a tentativa de impor, à sociedade, uma doutrinação de índole cientificista e enquistada na ideologia marxista”. Isso levaria, segundo ele, a “invenções deletérias em matéria pedagógica como a educação de gênero, a dialética do ‘nós contra eles’, tudo destinado a desmontar os valores da sociedade”.

No mesmo blog pessoal, o responsável pela pasta de Educação disse que 31 de março de 1964, quando foi dado o golpe civil-militar, “é uma data para lembrar e comemorar”. Segundo ele, a tomada do poder pelos militares, que perdurou por 20 anos, foi essencial para a “abertura democrática” e “livrou o Brasil do comunismo”.

O anti-comunismo tem sido uma das ferramentas de ação de estrategistas norte-americanos para se contrapor ao avanço do campo democrático do mundo. Desde a Guerra Fria. Documentos comprovam interesse e envolvimento do governo dos Estados Unidos naquele golpe de 1964 – dentro de um projeto de hegemonia econômica no continente.

Nascido em Bogotá e naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez é autor do livro A Grande Mentira – Lula e o Patrimonialismo Petista. Na contracapa da obra, ele afirma que o partido conseguiu “potencializar as raízes da violência” no Brasil mediante a disseminação da ‘revolução cultural gramsciana'”.

Em entrevista ao El País, Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE-FGV), fez sua leitura a partir do currículo do indicado. Ela avalia que falta experiência em gestão de políticas educacionais ao novo integrante da equipe do presidente eleito. “Bolsonaro prometeu um perfil técnico para o cargo, mas Vélez não entende de administração de políticas de educação”, disse.

Bolsonaro havia acenado para a escolha do educador Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna, para o cargo. Entretanto, a possível indicação de Ramos foi mal recebida pela bancada evangélica do Congresso Nacional e por páginas bolsonaristas na internet. Depois da repercussão, o próprio Bolsonaro anunciou que havia descartado o nome de Ramos e passou a afirmar que estava considerando a escolha do procurador Guilherme Schelb para a vaga – um conservador apoiado pelo pastor Silas Malafaia –, mas também foi descartado.

Larissa Bernardes

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Larissa Bernardes

Recent Posts

Lula lamenta morte do presidente do Irã: “Minhas condolências”

Nesta segunda-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi às redes sociais…

31 minutos ago

Adolescente que matou pais e irmã em SP ficou com os corpos em casa por 3 dias

Um adolescente de 16 anos foi detido em São Paulo após matar seus pais e…

1 hora ago

Susana Vieira diz ter doença incurável: “Estou em paz”

Aos 81 anos, a atriz Susana Vieira revelou em entrevista ao Fantástico, no domingo (19),…

2 horas ago

A reação de Tarcísio sobre as pesquisas que o testam na disputa presidencial contra Lula

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem evitado demonstrar sinais de entusiasmo…

2 horas ago

Tiros e facadas: adolescente de 16 anos mata pais adotivos e irmã em SP

Na madrugada desta segunda-feira (20), um adolescente de 16 anos foi apreendido pela polícia após…

3 horas ago

Influencer que vendeu “iPhones” de argila irá responder por ameaça e extorsão

A Justiça de Minas Gerais aceitou a denúncia contra o influenciador digital Daniel Augusto Bicalho…

3 horas ago