Apoie o DCM

Indicado pela Defesa para auditar urnas é bolsonarista e difunde fake news nas redes

Coronel Ricardo Sant’ana e urna eletrônica – Foto: Reprodução

O coronel do Exército Ricardo Sant’ana é um dos militares enviados nesta semana pelo Ministério da Defesa para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonarista assumido, ele utiliza as redes sociais para difundir fake news, e para levantar suspeitas sobre as próprias urnas eletrônicas.

A inspeção realizada pelos militares no código-fonte das urnas deve prosseguir até o próximo dia (12) e tem caráter “urgentíssimo”.

As publicações do coronel Ricardo Sant’ana seguem a linha do discurso feito pelo chefe do Executivo e por seus apoiadores. Uma dessas postagens do militar chegou a ser marcada como “informação falsa” pelo Facebook. De acordo com a coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do Metrópoles.

A publicação em questão, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria roubado um faqueiro de ouro que a rainha Elizabeth II deu em 1968, em plena ditadura, ao então presidente-general Artur da Costa e Silva.

Posts colocando em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais e fazendo campanha escancarada contra adversários de Bolsonaro, também foram feitos pelo coronel. “Votar no PT é exercer o direito de ser idiota”, dizia um dos cards reproduzidos por ele.

Em outra ocasião, Sant’ana comentou um texto no qual a candidata a presidência, Simone Tebet (MDB), defendia que mulheres devem votar em mulheres, ele escreveu nos comentários: “Vaca vota em vaca”. A página do coronel foi deletada nesta ultima quinta-feira (4).

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link