Apoie o DCM

Indulto de Bolsonaro a Silveira é “ferida de morte institucional”, diz empresário

Indulto de Bolsonaro a Silveira é "ferida de morte institucional"
Empresário diz que perdão de Bolsonaro a Silveira é “ferida de morte institucional”
Foto: Reprodução

perdão de Bolsonaro ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) é uma preocupação para a sociedade em geral e também para o empresariado, segundo o empresário Horacio Lafer Piva. Em entrevista para a Folha de S.Paulo, ele afirma que a notícia do indulto se espalhou rapidamente entre os investidores, mas a fragilidade institucional é uma preocupação que supera os fatores econômicos.

“A questão institucional é uma ferida de morte. Isso afeta negócio, afeta a vida das pessoas, a imagem do Brasil lá fora”, diz Lafer Piva à Folha.

Em 2021, o empresário foi um dos signatários do grande manifesto em defesa das eleições e participou de protesto de rua contra Bolsonaro. Ele diz que há vários grupos da sociedade, incluindo empresários, em debates sobre o cenário eleitoral querendo voltar a se manifestar.

A ideia é esperar até o dia 18 de maio, quando a terceira via promete anunciar seu candidato. “Todo mundo está contendo um pouco a ansiedade, mas com dificuldade, porque há uma exasperação, uma intenção muito clara de alguma manifestação”, afirma o empresário.

Lafer Piva diz também que o STF precisa agir rápido, pois o indulto de Bolsonaro a Daniel Silveira, segundo ele, é um “escândalo”. “O Supremo Tribunal Federal está se colocando, e eu acho que ele tem de ser rápido, porque o que aconteceu é um acinte, é um escândalo. Quem se preocupa com o país está muito impactado e está, inclusive, assustado”, diz.

O empresário ainda falou que os investidores ficaram “espantados” com a possibilidade do Supremo ser enfrentado, principalmente na questão do “equilíbrio institucional do país”.

E essa notícia correu tanto aqui quanto lá fora. Um altíssimo grau de espanto. Ficaram todos espantados com a coragem de um STF ser enfrentado. E, obviamente, isso está gerando uma avaliação muito grande do que de fato significa. E não só nos aspectos jurídicos, mas, principalmente, na questão do equilíbrio institucional do país”, afirma.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link