Presidente do Inep é convocado pela Câmara após saída de 35 servidores

Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Inep, foi chamado pela Câmara para explicar a saída de 35 servidores. Dezenas de profissionais se desligaram de cargos ligados à organização do Enem. A prova acontecerá daqui duas semanas.
Ribeiro vai ao Congresso na quarta (10) na Comissão de Educação, às 10h30, para falar sobre o assunto. A decisão de chamar Danilo aconteceu após membros da comissão chegarem um acordo. Eles não queriam convocar o ministro da Educação, Milton Ribeiro, segundo a Folha de S. Paulo. A Frente Parlamentar Mista de Educação queria a presença de Ribeiro.
Ao menos 33 servidores pediram demissão nesta segunda e outros dois tinham saído do cargo na semana passada. Eles resolveram sair como forma de protesto contra a atual gestão. Com essas baixas, há grandes chances de ocorrer falhas no Enem. Porém, o Inep garantiu por nada que a prova não vai ser afetada.
Leia também:
1- Bolsonaro teme derrota na PEC dos Precatórios e joga pressão no Senado
2- Bolsonaro bate o martelo e anuncia a qual partido vai se filiar, diz colunista
3- O que Lula e Dilma conversaram sobre o orçamento secreto de Bolsonaro
Diretores do Inep recebem carta de justificação
O grupo que pediu exoneração enviou uma carta aos diretores do Inep. Nela, os servidores justificaram a entrega dos cargos devido a “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”.
Segundo servidores, os pedidos acontecem por discordância das decisões do atual presidente do Inep, Danilo Dupas, que não são consideradas de caráter técnico, e por supostos casos de assédio moral. Outras demissões devem acontecer nos próximos dias.
“Não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical. A despeito das dificuldades relatadas, reafirmo o compromisso com a sociedade de manter empenho com as atividades técnicas relacionadas às metas institucionais estabelecidas em 2021”, conclui a carta.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.