Apoie o DCM

Infectado por coronavírus pode transmitir a doença para até três pessoas, afirma estudo

Do G1

24.jan.2020 – Médica usa roupas de proteção no hospital da Cruz Vermelha em Wuhan, na China. O país vive uma epidemia do novo coronavírus.
Imagem: AFP

Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado. O relatório, divulgado no sábado (25), ainda é preliminar e foi feito a partir de modelos computacionais baseados em dados de epidemias anteriores.

“Em média, cada caso infectou 2,6 (faixa de incerteza: 1,5-3,5) pessoas até 18 de janeiro de 2020”, diz o documento. “[o cálculo é] com base em uma análise que combina estimativas anteriores do surto em Wuhan, com a modelagem computacional do potencial de trajetória de epidemias”.

Segundo os pesquisadores, para serem efetivas, as medidas de controle do surto de coronavírus têm que bloquear ao menos 60% das transmissões. Os cientistas destacam as ações de isolamento para a redução de danos, uma vez que ainda não há uma vacina contra este novo vírus.

“Caso a transmissão continue na mesma taxa atual, dependemos apenas da eficácia das medidas de controle implementadas na China para controlar o surto”, diz o relatório. (…)