Inflação tem o menor patamar em 4 anos
A inflação oficial brasileira surpreendeu e desacelerou para o menor patamar em quatro anos em julho, diante do alívio nos preços de hotéis e passagens aéreas com o fim da Copa do Mundo, e voltou para o limite do teto da meta em 12 meses.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,01 por cento julho — variação mais baixa desde julho de 2010– ante 0,40 por cento em junho. No acumulado de 12 meses, o IPCA recuou para 6,50 por cento em julho, ante 6,52 por cento mo mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.
Além do recuo da inflação, o índice de difusão dos aumentos de preços do IPCA recuou para 59,98 por cento, ante 61,39 por cento no mês anterior, segundo cálculos do banco Fator.
O governo comemorou o resultado. “A inflação vem caindo por quatro meses seguidos indicando comportamento mais benigno nos próximos meses e isso é resultado da política econômica colocada em prática pelo governo desde meados do ano passado”, afirmou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland.
A inflação, que tem permanecido ao redor do teto da meta anual do governo, de 4,5 por cento, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos, é um ponto vulnerável na campanha para a reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Saiba Mais: reuters