Influencer cadeirante é barrada em restaurante de luxo em SP; entenda

A influenciadora e ativista Andrea Schwarz compartilhou nas redes sociais, no último domingo (13), um episódio de discriminação vivido em um dos restaurantes mais sofisticados de São Paulo, o L40 Cozinha de Latitude, localizado no 40º andar de um hotel de luxo.
Ela, que havia feito uma reserva antecipada, foi informada pela hostess do local que apenas mesas altas estavam disponíveis, apesar de haver várias mesas acessíveis aparentemente desocupadas no salão. Em seu perfil no Instagram, Andrea relatou o ocorrido e salientou a falta de sensibilidade da equipe: “Foi um não frio, inflexível, sem olhar além da cadeira de rodas. Faltou sensibilidade, não espaço”.
Andrea, que estava empolgada para um jantar romântico com o marido, descreveu a experiência como uma lição sobre a falta de empatia em situações cotidianas. A única opção oferecida pelo restaurante foi uma mesa improvisada do lado externo do local, em uma noite de frio intenso, sem qualquer estrutura adequada. Diante da situação, ela e o marido decidiram ir embora. “Era impossível permanecer ali”, explicou.
Ativista da inclusão e defensora dos direitos das pessoas com deficiência, Andrea aproveitou a publicação para reforçar que a denúncia não se limitava à sua condição física, mas sim à falta de humanidade em ações simples do dia a dia. “Não existe luxo onde falta empatia. Acessibilidade não é um favor, é um direito garantido por lei”, concluiu.