Influencer morta por “caranguejo do diabo” era pescadora

A influenciadora Emma Amit, de 51 anos, morreu após consumir um caranguejo venenoso durante a gravação de um vídeo para as redes sociais. Emma, que vivia na província de Palawan, Filipinas, com o marido, era pescadora e tinha experiência em identificar frutos do mar. Ela e o marido também se dedicavam à coleta de frutos marinhos.
Em 4 de fevereiro, Emma coletou frutos do mar com amigos em um manguezal de Palawan. Durante a gravação, ela preparou e provou os crustáceos com leite de coco, sem saber que havia coletado também o venenoso “caranguejo do diabo”, uma espécie encontrada em recifes do Indo-Pacífico e capaz de causar morte. No dia seguinte, ela começou a apresentar convulsões e perda de consciência.
Ela foi levada ao hospital, mas não resistiu ao envenenamento. Testemunhas afirmaram que seus lábios ficaram escuros enquanto ela permanecia inconsciente. A intoxicação pelo caranguejo do diabo pode causar paralisia e insuficiência respiratória rapidamente, sem antídoto disponível.
As autoridades filipinas alertaram a população para evitar o consumo dessa espécie, destacando que o caranguejo já havia causado duas mortes na região. O governo local pediu para que os moradores tomassem mais cuidado com o consumo de criaturas marinhas potencialmente perigosas.
