Apoie o DCM

Influenciador Renato Trezoitão é denunciado ao MP por ataques à Lei Áurea

Renato Amoedo (Foto: Reprodução)

O influenciador Renato Trezoitão foi denunciado ao Ministério Público depois dos comentários que fez sobre o fim da Lei Áurea e também sobre crianças. A denúncia foi formalizada por Leonardo Bastos, membro do conselho de ética do PT de Sapucaia do Sul. Com informações de Vinícios Betiol, no X.

O influenciador, que se declara monarquista, chegou a afirmar em sua fala que “a Lei Áurea pode ter sido um grande erro” por supostamente ter “revogado propriedade de forma injusta” e “trazer insegurança jurídica”. Segundo Trezoitão, “a escravidão já ia acabar”, acrescentando que a monarquia teria sido derrubada justamente por conta de medidas como a abolição sem indenização dos donos de escravos.

O influenciador questiona de forma incisiva: “Como é que ela (a Lei Áurea) revoga sua propriedade sem indenização, porra? […] Trouxe popularidade em revogar a propriedade das pessoas”. Ele também sugere que, se hoje o governo decidisse “acabar a propriedade de terra” no Brasil, isso seria equivalente ao que ocorreu com o fim da escravidão, no que se refere ao prejuízo dos proprietários.

Ainda não há detalhes sobre o andamento do processo ou sobre eventuais penalidades. O denunciante afirma, no entanto, que tomou a iniciativa ao entender que as falas de Trezoitão violam princípios fundamentais e representam apologia a um regime de servidão já extinto.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line